terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ser negro no Brasil hoje !!!


Há uma frequente indagação sobre como é ser negro em outros lugares, forma de perguntar, também, se isso é diferente de ser negro no Brasil. As peripécias da vida levaram-nos a viver em quatro continentes, Europa, Américas, África e Ásia, seja como quase transeunte, isto é, conferencista, seja como orador, na qualidade de professor e pesquisador. 


Desse modo, tivemos a experiência de ser negro em diversos países e de constatar algumas das manifestações dos choques culturais correspondentes. Cada uma dessas vivências foi diferente de qualquer outra, e todas elas diversas da própria experiência brasileira. As realidades não são as mesmas. Aqui, o fato de que o trabalho do negro tenha sido, desde os inícios da história econômica, essencial à manutenção do bem-estar das classes dominantes deu-lhe um papel central na gestação e perpetuação de uma ética conservadora e desigualitária.
Os interesses cristalizados produziram convicções escravocratas arraigadas e mantêm estereótipos que ultrapassam os limites do simbólico e têm incidência sobre os demais aspectos das relações sociais. Por isso, talvez ironicamente, a ascensão, por menor que seja, dos negros na escala social sempre deu lugar a expressões veladas ou ostensivas de ressentimentos (paradoxalmente contra as vítimas). Ao mesmo tempo, a opinião pública foi, por cinco séculos, treinada para desdenhar e, mesmo, não tolerar manifestações de inconformidade, vistas como um injustificável complexo de inferioridade, já que o Brasil, segundo a doutrina oficial, jamais acolhera nenhuma forma de discriminação ou preconceito. 


Sendo a semana da consciência negra, provamos que sim somos o que somos e nada 
há de diferente, nem a cor da pele nem a ALMA*
Falar-se em "Consciência Negra", é algo que deve ser buscado em suas origens.
Então temos grandes pessoas que podem representar muito bem o que é ser 
NEGRO(a) no MUNDO*













2 comentários:

  1. parabens escelente matéria ja q estamos na semana da consc. negra un tanto indignado porque so depois de 500 anos d suor e lagrimas decretaram feriado.
    ( o corajoso não e´aquele q enfrenta o perigo
    mas sim aquele q sabe vencer o medo).

    ResponderExcluir
  2. Sim de fato é verdade só depois de 500 anos um pouco do reconhecimento veio para os verdadeiros guerreiros.
    Alias te amo Marcos Guerreiro. Juntos ate o fim*

    ResponderExcluir